V Encontro Transfronteiriço de Teatro Escolar de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu

O V Encontro Transfronteiriço de Teatro Escolar de Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu aconteceu nos dias 16 e 17 de maio, organizado desta vez pela Escola Básica e Secundária da Quinta das Flores, em Coimbra.

Estiveram presentes sete escolas, vindas de Alenquer, Ansião, Bombarral, Lisboa, Serpa, Sintra, e, claro, a escola anfitriã, de Coimbra. A ausência da escola de Mérida foi muito sentida, pois alguns problemas de saúde de professores impediram a sua vinda ao V Encontro. No entanto, por não poderem estar presentes, enviaram-nos o seu testemunho num vídeo sobre o 25 de Abril, que foi muito aplaudido e que nos aqueceu o coração.

Os grupos foram chegando a Coimbra no decorrer da manhã do dia 16, reunindo-se todos para o almoço na cantina da escola. Logo depois, teve início a Sessão de Abertura do V Encontro, no Grande Auditório, com a presença do Diretor, Dr. José Lúcio Prata, das entidades representantes do Município de Coimbra e da coordenadora do EuropDirect da Região Centro, Paula Silvestre.

Em seguida decorreram os ensaios dos vários grupos, no fim dos quais teve lugar um lanche partilhado, que incluiu elementos da gastronomia de cada região, trazidos por cada escola.

No final da tarde, os "atores" empenharam-se num workshop que consistia na realização de cartazes com respostas à questão "Democracia, para que te quero?". Simultaneamente, decorreu a reunião dos professores, que, como vem sendo hábito, discute questões relacionadas com o prosseguimento do projeto, temas a explorar e propostas para o(s) futuro(s) encontro(s).

Os trabalhos deste dia culminaram com um belíssimo Sarau Cultural, proporcionado especialmente pelos alunos da Escola Artística do Conservatório de Música de Coimbra, mas também com a participação dos professores e do Coro dos Pais e Encarregados de Educação, que fechou o programa deste primeiro dia.

No dia seguinte, de manhã, os alunos apresentaram e comentaram os trabalhos realizados no workshop. Após este debate, passou-se à apresentação das performances das escolas. O grupo de teatro da nossa escola apresentou a peça "Trevas, Luz, Trevas", já apresentada no dia 25 de abril no Teatro Eduardo Brazão, assim como no dia 30 de abril, aos alunos do Agrupamento de Escolas Fernão do Pó.

No final da tarde, realizou-se a Sessão de Encerramento, na qual participou a Gestora Nacional do Programa EPAS (Escolas Embaixadoras do Parlamento Europeu), Dra. Isabel Baltazar, que mais uma vez brindou os alunos com um discurso vibrante e inspirador.

Como sempre, contámos com o apoio da Câmara Municipal do Bombarral, que nos cedeu o transporte, e louvamos a paciência e disponibilidade do Sr. Vítor Pedro, que nos tem acompanhado nesta aventura e já faz parte do grupo.

Também não esquecemos a preciosa colaboração da UCRBombarral - Teatro Eduardo Brazão, que é já uma segunda casa para os nossos "atores", nomeadamente na pessoa do seu Diretor, Rui Viola, cuja visão artística e rasgo criador tem permitido aos nossos jovens crescer no e para o teatro.

Por fim, agradecemos ao Diretor do AEFP, Dr. Emanuel Vilaça, que nos incentiva a prosseguir neste projeto, e tem conseguido que a nossa Escola, sempre que necessário, suporte algumas despesas inevitáveis, que, de outra forma, seriam pesadas para os alunos e suas famílias.

--------------------------------------------------
Equipa do Projeto Cultura de Escola
https://pce-fernaopo.blogspot.com/