O Mural da Liberdade no AEFP

No dia 3 de maio de 2024 foi inaugurado o Mural da Liberdade na nossa escola, que foi criado e desenvolvido por alunos de três turmas: 10.ºAV, 11.ºAV e 12.ºCT, no âmbito do Projeto de Cidadania e Desenvolvimento, no domínio dos Direitos Humanos.  A ideia surgiu na turma do 11.ºCT no ano letivo transato, porém a turma não teve tempo de o terminar, uma vez que se tratava de um projeto ambicioso. Felizmente, este ano conseguiu concluir os objetivos (o que, incrivelmente, coincidiu com a Comemoração dos 50 anos do 25 de Abril) com o auxílio e participação ativa das turmas de Artes, tendo o 12.ºCT escolhido algumas frases no âmbito dos direitos humanos e ficando os alunos de Artes responsáveis pela parte artística.

 Esta inauguração teve início com os apresentadores Matilde Simão e Allan da turma de CT que referiram de forma sucinta do que se trata o projeto e chamaram os representantes de cada turma (Carla Jesus do 10.ºAV, Beatriz Vilaça do 11.ºAV e Yokenny Oliveira do 12.ºCT) que nos deixaram mais esclarecidos sobre a origem do projeto. Depois tivemos a agradável oportunidade de ouvir o Coro Vox Feminis, dirigido pelo maestro Lino do Círculo Cultural e Musical Bombarralense, que deu voz a temas subjacentes à liberdade, e a quem muito agradecemos a participação neste evento. Além disto, ouvimos também a turma 10.ºLH a proclamar o poema "Crónicas de Abril (segundo Fernão Lopes)" de Manuel Alegre, ensaiados pela professora Natália Carmelo. Em seguida, a Carla e a Beatriz explicaram os desenhos projetados pelas suas turmas, para isso foram entrevistadas por Guilherme Torres e Dinis da turma de CT. Para concluir esta bela inauguração demos voz ao João Azevedo, à Carolina Carvalho e à Inês Falagueira que disseram um manifesto criado pelo professor Carlos Vinhais.

Concluindo, este projeto foi desenvolvido com o objetivo de celebrar a nossa liberdade e os nossos direitos, foi lembrado que um dia sofremos uma radical ditadura na qual era impossível sermos felizes. Temos a agradecer a todos os professores (especialmente às professoras Paula Rito e Maria Joana Fernandes), alunos e ao Círculo Cultural Musical Bombarralense que tornaram este projeto possível.

(Beatriz Rodrigues, 12.ºCT)

--------------------------------------------------
Equipa do Projeto Cultura de Escola
https://pce-fernaopo.blogspot.com/