Chalet ou Vivenda do Dr. Alberto Martins dos Santos (1873-1970), primeiro grande clínico, licenciado na Escola Médico-Cirúrgica de Lisboa. Instalou-se no Bombarral em 15 de novembro de 1897. Depois de uma vida consagrada à medicina e aos Bombarralenses, aqui faleceu a 12 de novembro de 1970, com 97 anos de idade. Recebeu a Comenda da Ordem da Benemerência.
A vivenda é agora um dos mais antigos edifícios do Bombarral, a construção é datada de 1855. Na grelha que está por cima da porta de entrada da vivenda, inserida no trabalho realizado em ferro, dentro dos arabescos, encontram-se os algarismos que registam a data de origem da porta.
Ao lado estava o edifício onde se instalou o Colégio das Missões e a Pensão Rodrigues. Esse edifício tem uma longa história! Diz-se que nele viveu a grande figura da literatura e do teatro português, Anrique da Mota, o criador da primeira peça teatralizada em Portugal "A Farsa do Alfaiate", cuja ação é passada no Bombarral nos fins do séc. XV ou princípios do século XVI. Entre 1845-1855, durante dez anos funcionou aí o Colégio das Missões, o primeiro em Portugal onde se formavam os missionários para as colónias portuguesas, motivo de orgulho pelo contributo do Bombarral à cultura portuguesa, e que será mais tarde transferido para Cernache de Bonjardim. O edifício terá sido demolido no dia 5 de outubro de 2001, devido ao já grande estado de degradação. Porém, continua no mesmo sítio a vivenda do Dr. Alberto Martins dos Santos, situada frente ao Teatro Eduardo Brazão.