Desafio Bombarral - Antes e Depois (Fotografia Nº 9)


Posto de gasolina "Mobil" (por volta de 1962)

Junto à Junta de Freguesia no então Largo dos Restauradores, sob a gerência de Henriques Cortes, foi inaugurado em 5 de junho de 1962, o posto de gasolina da Mobil Portuguesa. 

Os clientes tinham ao seu dispor um serviço personalizado com três bombas, respetivamente, gasolina super, gasolina corrente e gasóleo. Não se manteve operacional por muitos meses. O Land Rover, que está na fotografia, pertencia à Câmara Municipal do Bombarral, foi doado depois aos Bombeiros Voluntários do Bombarral e, mais tarde, adquirido por José Eduardo Gomes Pereira, que mantém originalmente ativo até aos dias de hoje. Ao pé dessa bomba era a Escola Primária Masculina, onde agora é a Junta de Freguesia.

Esta bomba de combustível teria sido instalada em terreno outrora cemitério anexo à igreja matriz S. Salvador do Mundo I, parcialmente destruída por fogo e mais tarde demolida. Para enterrar os depósitos apareceram ossos durante as escavações, pois o terreno onde foi construído a bomba era então o cemitério.
O proprietário destas bombas era o Sr. João Manuel Ferreira, hoje estaria frente ao hotel Comendador.
Depois, dessa bomba veio a Schel, situada na firma Auto Alexandres, era naquele tempo das gasolineiras com mais impacto no mercado nacional.