Desafio Bombarral - Antes e Depois (Fotografia Nº6)


Vista do Palácio Camilo, onde atualmente se encontra os Paços do Concelho, no Largo do Município.

No início denominava-se "Casa da Coutada", mais tarde passou a ser conhecido pelo "Paço", por ter sido habitado por D. João I (como constava da lápide que ainda existia sobre a porta principal em 1858, ano em que foi vendida a João Pedro da Silva Barbosa, que por sua morte o legou a sua afilhada D. Virgínia Pereira Soares) e, depois, doado à família Pereira Soares.

A então "Casa da Coutada" Foi doada no dia 1 de abril de 1384 com sua coutada e mais pertences a Luiz Henriques, vassalo e fidalgo da casa de D. João I para ele e seus descendentes, depois de ter sido confiscada a Pedro Esteves por ter seguido o partido de Castela. 

Antigo "Palácio dos Henriques", o monumento foi reedificado por seu descendente António Freire de Andrade Henriques em 1751. Na transição do século XIX para o século XX, um punhado de bombarralenses distinguiu-se com vontade de renovar a política com a implementação de ideias republicanas, em oposição aos ideais monárquicos do partido regenerador de Óbidos.

A 5 de novembro de 1929, a futura Câmara Municipal obteve um empréstimo para aquisição da Mata e do "Palácio Camilo" (ou "Palácio dos Henriques") e, por isso, se iniciaram os contactos com os descendentes de Dona Virgínia Pereira Soares, o que foi uma tarefa complicada. Em 1932, o executivo da Câmara delibera a aquisição do imóvel, assim como o jardim e a coutada anexa (futura Mata Municipal) aos descendentes da antiga proprietária, Virgínia Pereira Soares.
Adquirido o "Palácio Camilo", efetuaram-se as obras de adaptação necessárias para que ele se convertesse em "Paços do Concelho". A inauguração, nessa função municipal, aconteceu em 29 de junho de 1949, funcionando naquele local os serviços municipais, os serviços de finanças, conservatórias e notários. O "Palácio dos Henriques" é um edifício barroco, correspondendo à reedificação de um antigo "Paço" de raiz medieval.

O muro e o jardim existentes na fotografia foram destruídos, dando lugar ao Largo do Município. 
O Bombarral e o Bilhete Postal Ilustrado: Paços do Concelho