Desafio Bombarral - Antes e Depois (Fotografia Nº 19)


Volta à Gafa – ciclismo no Largo da Câmara Municipal.


Trata-se da 12º volta à Gafa, com a passagem pelo Bombarral. Ao fundo, na fotografia, encontra-se o Banco Portugal do Atlântico, agora o Milénio.
O Sport Clube Escolar Bombarralense foi fundado em 5 de outubro de 1911. O ciclismo foi uma disciplina que deu grande renome à terra e ao clube. Não será por mero acaso que o seu emblema ostenta, unicamente, uma roda de bicicleta!
Em 1916, a equipa de ciclismo composta por José Pereira da Conceição, Joaquim "Olaia", António Neves e Feliz Pereira da Conceição, ganha pela primeira vez, o campeonato Nacional.
No ano seguinte, a mesma equipa repetiu a mesma proeza. A equipa ganha de novo o campeonato nacional em 1919, o que lhe permitiu trazer para as vitrinas do "Bombarralense" a Taça de Portugal de ciclismo. Em 1924 e 1925, o atleta José Pereira da Conceição tem uma prestação que o coloca num plano de muito prestígio entre os maiores desportistas nacionais ao vencer a prova Porto-Lisboa. Em 1926, classifica-se em 2º lugar, na competição ciclista de Porto-Lisboa.
Em 17 de setembro de 1931, realiza-se a primeira edição das Voltas Ciclistas à Gafa, que tanta fama viriam a dar à modalidade e à região.
Há que dizer que as famosas 12 Voltas à Gafa, prova ciclística disputada na zona do Bombarral, com a presença de clubes como Sporting, Benfica, FC Porto, Belenenses, Carcavelinhos, Campo D'Ourique, Rio de Janeiro e Bombarralense, excitava tanto o povo como a final do Campeonato de Portugal. Nesse ano, houve surpresa, pois venceu César Luiz (Clube «Os Leões»). José Maria Nicolau, com um furo e uma queda à 10.ª Volta, desistiu. Alfredo Trindade foi terceiro, atrás ainda de Joaquim Fernandes. Há festa na aldeia, mas também na cidade.
Devida à intensa prática e empenho popular pela disciplina, é fundado em abril de 1933, o Clube União Ciclista do Bombarral.