Desafio Bombarral Antes e Depois ( Fotografia Nº 16)


Vinda da imagem da Nossa Senhora

A lenda das pombinhas de Fátima
Em 1946, Portugal celebra o 3º centenário de sua consagração a Nossa Senhora Imaculada Conceição, Rainha e Padroeira de Portugal, proclamada pelo rei D. João IV (1646).
Nessa época, surgiu a ideia de levar a imagem de Nossa Senhora da Conceição de Vila Viçosa até Lisboa. Em 1946, a imagem de Nossa Senhora de Fátima era grande atração e, por isso, foi pedido que fosse também a Lisboa para que no dia 8 de dezembro de 1946 se encontrasse com a imagem Imaculada Conceição de Vila Viçosa. A procissão teve início. 

A imagem de Nossa Senhora de Fátima, a caminho de Lisboa, passando pelo Oeste, atravessou Bombarral, a 1 de dezembro de 1946. Aí, cinco pombas brancas, lançadas ao ar por Maria Emília Coimbra e sua filha Teresinha Campos, pousaram uma após a outra, aos pés da imagem, voltando-se para ela com atitudes surpreendentes. A partir de então, muitas pombinhas foram soltas e muitas delas se refugiavam aos seus pés, aí permanecendo, noite e dia, sem procurar alimento, sem debicar a estátua ou as flores que a ornavam, virando-se para os oradores, para o santíssimo ou para o crucifixo quando estes eram colocados sobre o altar, seguindo a estátua sempre que era transportada. As pombinhas jamais deixaram a imagem até chegar a Lisboa, no dia 8 de dezembro, data em que outros pássaros se associaram a eles.

O fenómeno foi registado pela imprensa daqueles dias. Foram as pombas do Bombarral, as primeiras a manifestarem a sua presença carinhosa junto à imagem da Nossa Senhora de Fátima. Na fotografia, os alunos das Escolas Primárias Masculina e Feminina estão a desfilar, vestidos com o bibe branco obrigatório e o emblema da Mocidade Portuguesa.