Desafio Bombarral - Antes e Depois (Fotografia Nº 2)

(fotografia datada de 1954)

O Cine-teatro do Bombarral foi inaugurado em 28 de junho de 1942 por iniciativa de Pompílio Pina e da sua esposa Arminda Pina, sendo um projeto do Arquiteto António Simões. O proprietário era Patrício Pina, pai de Pompílio. No dia da inauguração foi projetado o filme "Data Memorial" interpretado por Deanna Durbin. Situava-se frente ao Palácio Gorjão. Ao lado do Cine-teatro havia, então, uma pensão de hóspedes que pertencia ao Sr. José Euletério, a "Boémia" e ainda o Banco Espírito Santo, do Sr. António Pereira Bernardino.

No interior constava o átrio de entrada, a bilheteira, a sala de projeção, o auditório, o palco, os bastidores, os sanitários e o bar. No exterior, a fachada principal, modernista, estava dividida em dois volumes distintos. Para além do Cine-teatro, a zona "nobre do Bombarral" tinha árvores junto à estrada principal.

A lotação da sala era de 365 lugares (geral – 100 lugares, plateia 1ª e 2ª- 117, balcão -128 e camarotes – 20). Foi nesse espaço que se proporcionaram tantos momentos de lazer, fosse em atividades cinematográficas, teatrais ou festivas, pois nele faziam-se os bailes de Carnaval e mesmo a Passagem de Ano.