Campo dos Arneiros (fotografia datada de 1912)
Vista do Chalet do ilustre médico Dr. Alberto Martins dos Santos, na entrada norte da vila. Terreno situado nas traseiras das ruínas da antiga igreja matriz do Bombarral, a igreja São Salvador do Mundo I, datada de 1538.
O terreno pertencia ao Sr. Júlio Tornelli e situa-se na atual Rua D. Nuno Álvares Pereira. Frente ao terreno, existia um edifício onde se instalou por uns tempos o Colégio das Missões (1845), onde se formavam os missionários que partiam para as colónias portuguesas. Foi o primeiro colégio deste tipo que se fundou em Portugal. Foi ainda neste terreno ou arneiro, designado outrora de Campo dos Arneiros, que o Bombarralense iniciou a prática desportiva do futebol, que gerou polémica na época porque a presença de rapazes em calções e camisolas de mangas curtas não era do agrado do clero e das piedosas senhoras que frequentavam a igreja ali tão perto. Neste campo de futebol realizaram-se vários jogos com um grupo de Caldas, futuros fundadores do Caldas Sport Club. O grupo do Bombarral era constituído por Martim Monteiro, Aníbal Rosado, António Monteiro, Filipe Alves, Franklim Nunes, Joaquim Furtado, Luís Cabaças, José Cadeiras, Herculano e Francisco Rosado e Augusto Ramos.
Ao lado do Chalet, do lado direito, podemos ver o antigo Colégio das Missões, edifício que foi demolido em finais do século XX. O Colégio das Missões ou «Real Colégio de São José do Bombarral», inaugurado em 1845, foi o primeiro estabelecimento de missionários que existiu no país. Dada as más condições do edifício, o colégio foi transferido para o seminário de Cernache do Bonjardim, tendo encerrado as instalações no Bombarral em 8 de dezembro de 1855.
O Teatro Eduardo Brazão foi construído neste terreno por iniciativa da "Empresa Recreativa Bombarralense", impulsionada sobretudo por Evaristo Judicibus.