Desafio - Antes e Depois ( Fotografia Nº 12)


Mercado Municipal do Bombarral

O Mercado do Bombarral é um edifício público com localização central na malha urbana do Bombarral, inaugurado a 1 de junho de 1958, denominado por Casimiro da Silva Marques, e foi um projeto de Carlos Oliveira Ramos, e sem intervenções de remodelação e modernização dignas de nota desde essa data, à exceção da criação de estabelecimentos comerciais sob a galeria. Por esta razão é um edifício que se apresenta disfuncional, descaracterizado, pouco frequentado e degradado. O espaço envolvente caracteriza-se pelo estacionamento desorganizado, mobiliário urbano desajustado, e pela arborização e placas de estacionamento que se apresentam descontextualizadas da contemporaneidade, da dinâmica económica e das acessibilidades que se pretendem imprimir na Vila. O Mercado Municipal do Bombarral possui as valências de peixaria, talho, frescos, produtos regionais, florista, churrasqueira e frutaria, a laborar em condições adversas. O edifício foi reabilitado, particularmente ao nível das fachadas e da cobertura, mantendo o seu uso atual. Foram requalificados os espaços verdes, criadas bolsas de estacionamento, melhoradas as áreas de mobilidade e de acessibilidade e
modernizar as infraestruturas urbanas.

O Mercado Municipal do Bombarral reabriu portas na manhã deste sábado, dia 17 de outubro, após a conclusão das obras de reabilitação, que consistiram no reajustamento funcional deste equipamento e na criação de novas valências para potenciar a atividade e o grau de utilização.
A obra de reabilitação do Mercado Municipal teve um custo total de 372,166.50€ e foi cofinanciada pelo FEDER em 299.696,29€.