II Encontro Transfronteiriço de Teatro Escolar

 

Decorreu no passado fim de semana, em Sintra, o II Encontro Transfronteiriço de Teatro Escolar, dando seguimento ao Projecto "Celebrating Democracy", que teve início em Serpa no começo do ano lectivo.
Desta vez, a escola anfitriã foi a Secundária Leal da Câmara, em Rio de Mouro - Sintra.
O grupo de teatro da nossa escola, formado pelos alunos do 11º ano Bianca Gonçalves, Carolina Fontoura, Francisco Almeida, Leonor Fernandes, Leonor Tapadas, Maria Catarina Carvalho, Maria Rita Silva, Pedro Gonçalves e Solange Ribeiro, levou ao palco uma peça por eles idealizada, intitulada "Dem-ocr-ac-ia", com encenação de Rui Viola.
A actuação do grupo, no dia 3, foi irrepreensível e muito aplaudida pelas outras escolas participantes!
No dia 4, formaram-se grupos de trabalho entre os alunos das várias escolas, tendo os jovens debatido algumas questões importantes que se colocam hoje às democracias europeias, no quadro da UE, e não só.
Na apresentação das conclusões à assembleia dos professores, também os nossos alunos tiveram um papel preponderante, pois foram maioritariamente eleitos pelos seus pares como porta-vozes dos respectivos grupos.
Não menos importantes foram os momentos de convívio entre todos os participantes, que deixaram em nós, no momento da despedida, a sensação de termos feito novos amigos e o desejo de nos voltarmos a encontrar proximamente - em Mérida!

Participação na Bienal Cultural Educação 

Natália Carmelo
--------------------------------------------------
Equipa do Projeto Cultura de Escola
https://pce-fernaopo.blogspot.com/