Em memória das Vítimas do Holocausto



 

O "Dia Internacional em Memória das Vítimas do Holocausto" foi assinalado no auditório da Escola Básica e Secundária Fernão do Pó com a presença da Historiadora Irene Flunser Pimentel na passada quarta-feira, 25 de janeiro. À "conversa" com a autora dos livros HolocaustoInformadores da PideSalazar, Portugal e o Holocausto, entre muitos outros, estiveram todas as turmas do 9º ano e algumas do secundário. Após uma breve intervenção do Diretor, o 9°C apresentou uma "performance" alusiva aos ocupantes do anexo secreto do Diário de Anne Frank, no âmbito da disciplina de Português. Com os próprios corpos , os alunos formaram a palavra "ANNE", tendo por objetivo relembrar o passado e dar voz aos testemunhos das várias personagens da obra, dizendo trechos selecionados para o efeito. Após a apresentação da biografia da escritora por alguns alunos do 9°D, a mesma abordou o tema do Holocausto referindo o antissemitismo, os campos de concentração e de extermínio, a desumanidade vivida pelos judeus numa época em que a raça ariana se quis afirmar superior às outras, chamando a atenção para a atualidade, nomeadamente para o Homem que não aprende com os seus erros do passado! Seguiu-se um  momento de empatia com respostas às dúvidas dos alunos e uma curta sessão de autógrafos com a possibilidade de adquirir livros da escritora.

A Drª Irene Flunser Pimentel visitou a exposição de trabalhos relativos ao tema das Vítimas do Holocausto realizados pelos alunos do 9ºano, no âmbito da disciplina de História, tendo por guia um aluno da turma D e partilhou com os alunos o seu espanto e enorme agrado pela qualidade da exposição. Os alunos também não ficaram indiferentes - "Eu sinto que aprendi muito mais do que eu sabia e o facto de termos estado em contacto com uma pessoa que entende tanto deste período, que se dedica a não esquecer o horror cometido pelo Homem, foi incrível." - David Domingos.
A exposição, aberta a toda comunidade, estará na Galeria da Escola (junto ao gabinete da Direção) até dia 06 de fevereiro.
Esta iniciativa contou com o apoio da Biblioteca e do Projeto Cultural de Escola.