No dia 15 dezembro, 46 alunos do ensino secundário acompanhados por docentes deslocaram-se ao Mercado Municipal do Bombarral para participar na atividade "Biblioteca Futuro", coproduzida por Marta Azenha com o apoio dos Pelouros da Cultura e da Educação do Município. Trata-se de um projeto artístico composto por uma magnífica performance dos atores Manuel Henriques e Rosinda Costa e numa oficina criativa que convidou os discentes a viver uma experiência criativa baseada em palavras soltas por forma a criar espontaneamente um poema, que, depois, foi lido de formas diferentes, envolvendo alunos e professores. A música acompanhou o próximo momento criativo que consistiu em escrever ou desenhar algo que ficasse registado num rolo decorrente da imaginação de cada um. Houve a oportunidade de refletir sobre o futuro, levantando-se temáticas atuais tal como as alterações dos padrões de vida, o estado da democracia, relembrando manifestos de diferentes épocas, e fazendo a leitura de poemas. Os atores através da suas reflexões construíram o cenário de uma biblioteca que poderá existir em qualquer espaço público, no qual o próprio espetador, neste caso os alunos, passou a fazer parte ativa na criação dessa nova "biblioteca".
Alguns testemunhos:
"No início pareceu ser um bocado confuso uma vez que se discutiam vários temas, entre eles o racismo e as várias manifestações que houveram a fim de reivindicar os direitos humanos. Contudo, mais para o meio, comecei a gostar, pois começou a tornar-se mais interessante, de modo a cativar a nossa (minha) atenção! A parte mais emocionante foi sobretudo, escrever o que queremos para o nosso futuro, visto que este se encontra já ali ao virar da esquina! Para o futuro, queremos mais amor, muita gratidão pelo passado e, acima de tudo, espero sinceramente continuar a ser quem sou! "Um sol muito quente e radiante que ilumina sempre o dia de alguém, faça chuva ou não”(esta foi a frase que escrevi na cartolina)! É de louvar iniciativas como estás, pois são únicas e, acreditem ou não, são fundamentais para o desenvolvimento de um/uma adolescente ou mesmo de uma pessoa! Obrigada, aos atores por serem tão naturais e espontâneos, porque tudo o que é natural e espontâneo vem do coração e da alma!" (Solange Ribeiro)
"Gostei do teatro e acho que captou perfeitamente a atenção do público, gostei da maneira do atores contracenarem um com o outro e gostei bastante da atividade do poema no final. Acho que é uma experiência que vale a pena e que é bastante interessante. Uma peça boa com qualidade e não parecia que era uma estreia. Um espetáculo divertido e agradável de se assistir, arranca risadas sinceras (...)" (Dalila Soares)
"Foi uma experiência interessante e divertida que onde se brincou com os conceitos de teatro. Numa peça moderna apresentaram-nos várias mensagens importantes e algumas lições de vida ao mesmo tempo que nos fizeram imaginar o nosso futuro relacionando-o com o passado. Achei o cenário muito criativo e bonito. Gostava de ter tido a oportunidade de falar com os atores para ver as suas ideias de teatro e perceber pela visão deles a mensagem que queriam passar." (Bianca Gonçalves)
"Achei que a iniciativa foi extremamente interessante, nunca tinha pensado em como uma biblioteca pode ser em qualquer lugar. Uma biblioteca não é definida pelos livros que possui, mas pelas pessoas que a frequentam. Para mim, isso é qualquer coisa de extraordinário. Diverti-me imenso, os dois atores que representaram a peça foram muito cativantes, e a hora passou que mal a vimos. Caso tenha a oportunidade gostaria de voltar a ver uma peça representada eles. Tenho muito que agradecer aos atores por nos proporcionarem um tempo tão bem passado.Também lhe agradeço a si por nos ter levado a assistir a peça."